terça-feira, 19 de junho de 2012

"Portugal, Espanha e Itália unidos contra a pobreza


A primeira declaração conjunta para reunir esforços na luta contra a pobreza entre os três países mediterrânicos foi assinada sábado na Universidade de Alicante em Espanha.

A iniciativa coincide com a metade do prazo definido para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em 2015.

Nesta declaração Portugal, Espanha e Itália reafirmam o seu compromisso de cumprir com os ODM em particular com o primeiro e o último objectivos.

A erradicação da pobreza extrema até 2015 é o primeiro e mais importante compromisso internacional. O último defende a criação de uma aliança global para o desenvolvimento.

A percentagem do PIB dedicada à ajuda oficial ao desenvolvimento (AOD) dos três países aumentará até chegar aos 0,7% acordados na declaração dos ODM.

Os três países comprometeram-se também duplicar esforços para melhorar a sua AOD de acordo com o estabelecido na Declaração de Paris de2005.

Na declaração assinada por Portugal, Espanha e Itália é ainda reconhecido o papel chave dos governos locais e da sociedade civil na erradicação da pobreza.

Neste sentido os três governos vão cooperar com a Campanha do Milénio em actividades de consciencialização para a importância do cumprimento dos ODM.

Um mergulho solidário que decorreu em simultâneo na Praia de Carcavelos, na Playa del Mas Pas e no parque aquático de Aquafan encerrou a apresentação oficial da declaração.

SOL com agência"

http://brunorod.blogspot.pt/2007/07/portugal-espanha-e-itlia-unidos-contra.html

Sem comentários:

Enviar um comentário