terça-feira, 19 de junho de 2012

"Responsabilidade Social Empresarial uma forma de agir

A este tipo de relacionamento chama-se Responsabilidade Social Empresarial (RSE), um termo que tem ganho força em Portugal, e que reflecte a atitude das empresas, que já começam a agir perante os problemas e fragilidades da sociedade, e começam a incluir nas suas estratégias maneiras de enfrentar esses mesmos problemas. A responsabilidade soc...ial é uma forma de intervir no meio ambiente, na pobreza, na violência, entre outros problemas que enfrenta actualmente a sociedade portuguesa. Este é um tema de extrema importância para as empresas que operam em franchising, ou que pretendem iniciar um negócio segundo este sistema. A mensagem que uma empresa transmite ao seu público, de sucesso, de responsabilidade, de confiança, não passa apenas com meras campanhas publicitárias, com rostos conhecidos, mas sim com a ajuda dos próprios actos da empresa. As empresas que iniciam a sua expansão segundo o modelo de franchising devem incluir no perfil do seu franchisado não só a intenção de converter as suas acções em valores lucrativos, mas também a capacidade que este deve ter para continuar o trabalho de SER que a empresa encetou. O que se entende por Responsabilidade Social Empresarial? É, antes de mais, a capacidade de resposta que uma empresa tem para melhorar as relações com diferentes grupos ou organizações, segundo um sistema de gestão onde são consideradas as expectativas desses grupos de interesse, o impacto económico, social e ambiental causado pela actividade empresarial. RSE é um fio condutor, segundo o qual deve seguir um projecto corporativo, e ao qual deve ser dada a máxima importância. Não deve ser um trabalho, ou um esforço pontual, inconstante, mas sim contínuo, na medida em que as necessidades da sociedade também o são, merecendo assim uma participação activa das empresas. Estratégias da RSE Ainda que muitas empresas já funcionem conforme este conceito, há ainda muitas outras que não sabem como concretizá-lo. Existem diversas formas de contribuir para o desenvolvimento social e económico. Neste quadro, podem ser enumeradas algumas estratégias a ter em conta. Como primeira, podia definir-se RSE como uma política empresarial, e ter em conta que o público não se encontra apenas da porta para fora do centro de produção, ou da sede administrativa. Existe igualmente um público interno. É importante não descurar este último, pois um trabalhador feliz é um trabalhador mais produtivo. A empresa deve interessar-se não só por cumprir os seus objectivos organizacionais, mas fazer uma ligação entre estes e os objectivos pessoais dos seus colaboradores. Outras estratégias passam por exemplo pela participação activa dos trabalhadores de uma empresa em acções de caridade, pela doação de valores ou dinheiro a instituições que acolhem pessoas carenciadas, pelo financiamento de projectos educativos, de infra-estrutura, recolha e redistribuição de recursos às populações mais carenciadas em alturas mais difíceis, como o inverno, ou em alturas em que estas precisam de um conforto, como o Natal, Ano Novo, ou Páscoa. Um caso exemplar de RSE em Portugal A rede Botaminuto, um conceito nacional que opera nos serviços de conserto de calçado e malas, cópia de chaves e comandos, impressão de carimbos e cartões, é um exemplo de RSE reconhecido pelo mundo de franchising português, e foi em 2008 distinguida com o prémio de “Responsabilidade Social” nos Prémios de Franchising 2008, pelo trabalho que desenvolveu na campanha “Ofereça um sapato, receba um sorriso”. Esta campanha consistiu na iniciativa da empresa em recolher o maior número de calçado, em bom estado, junto da população, para ser posteriormente redistribuído pelas pessoas mais carenciadas por todo o país. Os pontos de Recolha Botaminuto conseguiram um total de 4800 pares de sapatos, e depois de uma triagem dos mesmos, entregaram 3219 pares, em bom estado, a diversas instituições, como a Associação Integrar ou o grupo Espírita Batuíra, que fizeram posteriormente a redistribuição. Um exemplo de como se pode ter um papel cada vez mais interventivo na sociedade, de forma contínua, como o confirma esta empresa, que pretende realizar a campanha todos os anos, estando prevista a próxima entre 15 de Janeiro e 15 de Fevereiro de 2009"

Retirado de: http://www.tormo.pt/articulos/105/Responsabilidade_Social_Empresarial_uma_forma_de_agir.html

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